07/11/2010

A Sociedade da Língua Portuguesa vai ser exterminada?

Embora tenha havido recuos da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, nos cortes previstos para o sector da Cultura, a prestigiada Sociedade da Língua Portuguesa vai deixar de receber o subsídio do Estado imprescidível para a sua existência:
«Apesar de contar com 61 anos de actividade, os apoios à SLP têm vindo a ser reduzidos. E se há 10 anos o instituto recebia 1500 euros por mês, o subsídio de 2009 ficou-se por um total de 2500 euros, além do apoio concedido ao Prémio Internacional de Linguística Lindley Cintra. "Temos três mil euros mensais de despesas fixas", queixa-se Elsa Rodrigues dos Santos. A única fonte de receita da SLP é a quota dos associados, que rondam os 33 mil euros anuais. "Só que o número de sócios é cada vez menor, sobretudo porque perdemos a nossa biblioteca", sublinha. A SLP tem um espólio de mais de 20 mil títulos, que estão encaixotados na cave da Academia das Ciências de Lisboa, porque "as actuais instalações são velhas e não permitem recebê-los", lamenta a presidente. Para fazer face às dificuldades, a SLP vai concorrer, pela primeira vez, a fundos comunitários.» (Jornal I - 3/08/2010).

Fundada em 14 de Novembro de 1949, a Sociedade da Língua Portuguesa (SLP) nasce vocacionada para a investigação, difusão e defesa da Língua Portuguesa. Em 1979, passa a Instituição de Utilidade Pública e, em 1982, a Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique. Em 2009 festejou o seu 60º aniversário de uma vida de intensa actividade na promoção e defesa da Língua Portuguesa, tão maltratada e desrespeitada pelos seus falantes, nomeadamente os que teriam por obrigação defendê-la.

A SLP afirma-se pelo modo continuado qualitativo como desenvolve o seu trabalho. As suas actividades são diárias e abarcam não só a área específica da língua portuguesa como outras da cultura. Citam-se os seus três programas fixos:
- Ciclos de palestras às 3.as feiras, o Curso Anual de Língua Portuguesa para Estrangeiros, o Curso de Verão de Língua Portuguesa para Estrangeiros (Agosto), e ainda, em horário pós-laboral, Oficina de Escrita, Árabe, Expressão Dramática, Inglês, Francês e Alemão.
- Com o Ciberdúvidas na Internet dá resposta a milhares de perguntas vindas de Portugal e das várias partes do mundo.
- Tem ainda um programa semanal na RDP Internacional, repetido 5 vezes por semana, intitulado Falar Português onde, para além de uma crónica de gramática ou de língua portuguesa, se fala de livros.
- Publica a revista anual Língua e Cultura e tem um boletim trimestral com uma tiragem de 1500 exemplares que os sócios da SLP recebem gratuitamente e chega a todos os concelhos do país.
- Atribuição de três prémios internacionais: Grande Prémio Internacional de Linguística Lindley Cintra, Prémio Internacional de Tradução e Prémio da Crónica João Carreira Bom / SLP.

A SPL está há décadas à espera que lhe dêem um espaço adequado às suas necessidades, como lhe foi prometido, quando foi forçada a deixar as instalações degradadas da sua velha sede.
Agora o Estado, além de lhe cortar o subsídio, quer expulsá-la do edifício em que está, sem lhe dar qualquer alternativa, o que resultará na extinção desta tão prestigiada e útil Instituição.

Com os políticos incultos e medíocres que temos, este país cada vez se afunda mais na ignorância e na boçalidade, mascaradas por um leve verniz cultural (ou já nem isso!), de pura fachada, "para a UE ver", com uma gestão de dinheiros públicos incompetente e quase sempre incompreensível.
A morte desta nobre Sociedade da Língua Portuguesa-Instituto de Cultura, é um crime e uma vergonha, porque é castigar que trabalha bem e esforçadamente, dignificando Portugal e os Portugueses.

Quem quiser saber mais sobre esta instituição, consulte a Página da SPL

Sem comentários: